Destaque Noticia

Simples e discreto, Tchê Tchê cresce junto com o São Paulo de Diniz

Se o São Paulo não tem conseguido os resultados nos últimos jogos, é inegável que o time melhorou em relação à temporada passada. Com mais tempo de trabalho e mais entrosamento entre os jogadores titulares, o estilo de Fernando Diniz tem sido colocado em prática e um padrão pode ser visto em campo. Quem cresceu com tudo isso foi Tchê Tchê que, apesar do perfil discreto, torna-se cada vez mais essencial no onze inicial do Tricolor.

Cercado por nomes como Daniel Alves, Hernanes, Pablo e Pato, Tchê Tchê talvez não seja o protagonista, porém é um dos homens de confiança de Diniz, desde a época de Osasco Audax. Na temporada passada, o meio-campista não foi mal e teve como característica a regularidade, no entanto não conseguiu atingir um desempenho como nos tempos de Palmeiras.

A partir da chegada de Diniz, isso foi se tornando diferente aos poucos e ficou evidente neste início de 2020. Uma mudança de posicionamento também influenciou nisso tudo. Tchê Tchê virou, de fato, o jogador mais focado na marcação, como primeiro volante, fazendo a saída de bola. Além disso, tem Daniel Alves atuando mais próximo, com quem divide o início das jogadas.

São eles os líderes de passes certos do elenco são-paulino no Paulistão-2020. Segundo o Footstats, Tchê Tchê tem média de 72,2 passes certos por jogo e Daniel Alves 77,7. O camisa 8, porém, tem a maior eficiência nos passes, já que acerta 96,7% do que tenta. Ele, em seis rodadas, errou apenas 15 passes na competição. Se pensarmos na função que exerce, é um número baixíssimo.

Discreto, às vezes imperceptível aos olhos do torcedor, Tchê Tchê é elemento fundamental para fazer a engrenagem funcionar e tem participado ativamente do início de muitos lances construídos pelo ataque do São Paulo. Apesar de reconhecer sua importância nesses lances, ele acredita que sua maior contribuição é nas tarefas mais básicas da partida.

– Sobre estar nos principais lances, eu sou um cara que estou longe de ser um craque, ou algo do tipo, então minha maior força é estar sempre ligado, dando dinâmica, as coisas simples do jogo são as que me fazem ter importância para o time – disse o volante em entrevista para a TV oficial do clube.


Difícil hoje imaginar um meio-campo do Tricolor sem Tchê Tchê, tal qual era difícil ver o Palmeiras do Brasileirão-2016 sem o mesmo jogador. A tendência é que o crescimento do time evidencie cada vez mais a importância do volante para essa melhora gradativa que, no fundo, só não foi chancelada pela falta de gols e erros de arbitragem. Uma vez que isso aconteça, as consequências serão benéficas para todos os lados: jogador, técnico, time e torcida.

Neste sábado, São Paulo e Tchê Tchê terão essa oportunidade no duelo com o Oeste, às 16h30, na Arena Barueri, pela sétima rodada da fase de grupos do Paulistão-2020. Com nove pontos, o Tricolor ocupa a terceira posição no Grupo C da competição, atrás de Mirassol e Inter de Limeira.

Clique para adicionar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque Noticia

Mais em Destaque Noticia

Pintou substituto? Diniz irá intensificar treinamento de atacante no lugar de Antony em Cotia

saopauloadmin9 de julho de 2020

Daniel Alves cobra união contra racismo, e Grafite diz que política do futebol atrapalha ativismo

saopauloadmin9 de julho de 2020
nene

Atacante do São Paulo entra na mira do Atlético-GO

saopauloadmin7 de julho de 2020

Novo período em Cotia está sendo preparado

saopauloadmin7 de julho de 2020

Quem foi o melhor, o pior e a surpresa do São Paulo até aqui

saopauloadmin1 de julho de 2020

Dois saem, um volta: São Paulo fica com 16 crias da base no elenco

saopauloadmin1 de julho de 2020

Pelo contexto geral, Liziero deverá ser negociado em breve!

saopauloadmin29 de junho de 2020

Carneiro volta ao Brasil e está perto de ser reintegrado ao São Paulo

saopauloadmin28 de junho de 2020

Diniz diz que Igor Gomes, na mira do Ajax, deve seguir no São Paulo

saopauloadmin27 de junho de 2020